Quem Somos

Coordenação de Pesquisa

A coordenação de Pesquisa tem como objetivo fomentar a pesquisa no UNIFAMINAS e na FAMINAS BH. A atividade de pesquisa e inovação é concebida como princípio educativo, integrada ao ensino e à extensão, constituindo-se numa prática de fomento à iniciação e à produção científica, que visa à problematização, à busca e à construção crítica e científica do conhecimento e às interfaces do conhecimento com o cotidiano dos sujeitos, com os objetivos institucionais e com o mundo do trabalho, na perspectiva da formação integral.

Tem como metas a criação de programas institucionais direcionados à ampliação do quadro atual de grupos, pesquisadores e parceiros, com vistas à melhoria na estrutura da atividade, promovendo, assim, unidades de apoio e de incentivo à pesquisa e à inovação; promovendo criação e consolidação de linhas, grupos e laboratórios de pesquisa, abertos à participação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes, primando-se pelo desenvolvimento integrado da atividade de investigação;

O Sistema

O Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa (SGPP) é uma plataforma de gestão de pesquisa que possibilita o controle de todos os processos, desde a submissão do projeto de pesquisa até sua conclusão, incluindo a avaliação, acompanhamento, utilização dos recursos financeiros e análise dos resultados obtidos.

  • Os projetos devem ser enviados em formato Microsoft Word e com tamanho de até 20MB.
  • O Tamanho do papel ideal é o A4, com margens da página em estilo normal (superior, 3 cm; inferior, 2 cm; esquerda, 3 cm; direita, 2 cm).
  • A fonte é "Times New Roman", estilo normal, tamanho 12 e resumo tamanho 10.
  • O espaço entre linhas é 1,5, com alinhamento justificado.
  • Os itens e subitens devem aparecer em letras minúsculas, exceto a 1ª letra, "negritadas" e devem sempre ser iniciados na mesma página, não deixando espaços em branco entre um e outro, utilizando-se numeração para os itens (1, 2, 3 etc.) e sub-numeração para os subitens (1.1, 1.2, 2.1, 2.2 etc.).
  • Os títulos das seções e subseções devem ser separados entre as linhas com espaço duplo. Os títulos extensos, quando ocuparem mais de uma linha "devem estar, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título" (ABNT NBR 14724:2011).
  • As citações podem ser transcrições literais (citação direta curta) ou uma síntese do trecho que se quer citar (citação indireta), atendendo a formatação da ABNT (NBR 10520:2002).
  • A identificação individual dos elementos essenciais retirados de um documento deverá constar na lista de referência, no final do projeto, com espaçamento simples. Quando mencionada pela primeira vez no texto, a sigla deve aparecer entre parênteses precedida do nome. Exemplo: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão governamental (…).
  • Os projetos deverão ser enviados com a devida correção ortográfica, e com os seguintes elementos textuais: título, autores, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução com justificativa, objetivos (central e específicos), métodos, cronograma de execução, viabilidade financeira, referências bibliográficas e anexos (quando necessário, e.g.: questionários e outras ferramentas ou documentos):
  • Título: Deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por um subtítulo. Deve ser elaborado em português, caixa alta, negrito, centralizado, fonte 12 e subtítulo (se houver), separados por dois-pontos (:);
  • Autor(es): nome completo do autor, titulação, vínculo institucional e endereço para correspondência. O nome do(s) autor (es) deve ser descritos em negrito, centralizado e com o sobrenome em caixa alta. O nome da Instituição a que pertence(m) pode(m) ser ordenado(s) com expoentes numéricos (1, 2, 3, etc.), conforme dados de cada autor e endereço de e-mail (em itálico);
  • Resumo e palavras-chave: o resumo deverá conter até 250 palavras e estar acompanhado de 3 a 5 palavras-chave separadas com ponto e vírgula (;) e finalizada por ponto. O resumo deve estar descrito em parágrafo único, sem recuo indicativo de parágrafo e em espaço simples.
  • Introdução: Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando a literatura consultada com o assunto do projeto. A introdução deve expor: (1) preliminarmente o tema, apresentando, por exemplo, as definições, conceituações, pontos de vista e abordagens; (2) a justificativa da proposta com a lacuna (o que não se sabe ou não se fez sobre o objeto de estudo); (3) os objetivos e o plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou do estudo. Ela deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão.
  • O objetivo geral descreve, não especificamente, a proposta do estudo. Geralmente, o objetivo geral e o título do projeto são espelhos um do outro. Os objetivos específicos descrevem, com maior nível de detalha, as variáveis que serão investigadas e as ferramentas para tais análises.
  • Métodos: descrevem detalhadamente os procedimentos metodológicos e as técnicas utilizadas na coleta e análises dos dados. Essa seção visa replicar a pesquisa, por isso a importância da descrição detalhada e lógica de cada procedimento e análise do estudo. Modelos de questionários, entrevistas ou qualquer outro material complementar usado na pesquisa podem ser apresentados em forma de anexo.
  • Cronograma de execução do projeto: período em que cada etapa do projeto será realizada.
  • Viabilidade financeira: refere-se aos custos do projeto (insumos, materiais de consumo, serviços de terceiros, etc.) e os órgãos ou setores que irão financiá-los.
  • Referências: as fontes utilizadas pelo autor devem ser listadas ao final do artigo (ABNT NBR 6023:2018).